20170830 - A força da mentoria estratégica - Post Site

A força da mentoria estratégica no desenvolvimento do jovem empreendedor

O compartilhamento de conhecimentos através de um processo de mentoria estratégica é o apoio e o incentivo que o jovem empreendedor necessita para conduzir seu próprio aprendizado, minimizando as interferências e maximizando o seu potencial.

“Empreender é, muitas vezes, arregaçar as mangas e ir sem medo do que se pode encontrar no caminho. E você não precisa estar sozinho nessa jornada. Além de seus sócios, você pode contar com a ajuda de mentores e empreendedores que compartilham aprendizados sobre diversos temas!” – Jorge Paulo Lemann

Muito bem dito por Jorge Paulo Lemann, a ajuda do mentor pode fazer toda diferença para que o empreendedor consiga se desenvolver e melhorar seus resultados.

Quem faz parte do processo?

O mentor deverá ser alguém que esteja disposto e motivado a compartilhar sua experiência e transmitir o conhecimento adquirido a partir dos desafios que enfrentou. Ele precisa estar preparado não somente para ensinar, mas também para aprender com o processo.

O mentorado deve absorver o conhecimento do mentor, mas não se limitar a isso, deve questionar, se aprofundar e construir, junto com ele, o caminho para alcançar o objetivo acordado.

O mentor deve apoiar o mentorado na análise das situações críticas enquanto o desafia a refletir, com base nas experiências e exemplos que foram compartilhados, estimulando sua autoconfiança para levá-lo a encontrar suas próprias respostas e soluções.

Quais são as etapas?

No processo de mentoria estratégica, o primeiro passo é a definição do objetivo a ser trabalhado, que tem que ser importante para o mentorado e deve estar alinhado com sua meta de desenvolvimento. O foco principal deve ser sempre o aprendizado e a evolução do mentorado e, se possível, também do mentor.

Na sequência, é importante entender o que o mentor e o mentorado entendem sobre o tema. É também nesse momento que os envolvidos passam a se conhecer melhor e podem partir para a próxima etapa, momento em que descobrirão o que ainda não sabem sobre o assunto. No passo seguinte, o mentor começa a trocar experiências com o mentorado e é estabelecido um espaço de confiança visando a próxima etapa, quando serão gerados insights e muita reflexão. A etapa de reflexão precisa ser muito bem conduzida para se chegar ao ponto máximo do processo, que são as descobertas e o aprendizado profundo. Na última etapa, que é a do movimento, o próprio mentorado encontra o caminho para o objetivo definido e a busca dos resultados práticos.

“A mentoria estratégica pode ser definida como uma forma de compartilhar conhecimentos, experiências e ideias de um modo integrado e colaborativo”. – Renato Ricci

A mentoria estratégica é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de pessoas e permite a troca de conhecimentos, aprendizados, valores e princípios. Com ela, o jovem empreendedor conseguirá se aprimorar e encontrar um propósito para sua vida e seus negócios.